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EQUIPE PEDAGÓGICA

     A Equipe Pedagógica do CEAB é composta pelas Pedagogas

     Ivete Catarina dos Santos Silva
     Maristela Bertuol de Melo
     Monica Pellin Rampi
     Rosalba Juliana Poletto Sabadin
     Rosiclei Salete Martini
     Simone Pellin Cenci  
     Solange Oliva Schio de Oliveira

PLANO DE AÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA

     A escola é um espaço de democratização do saber construído historicamente pelo homem. Diante disso pensa-se a ação do Professor Pedagogo como mediador da organização educativa e do trabalho docente, de modo a contribuir para as condições favoráveis, no cumprimento das funções pedagógicas, políticas e culturais da educação, articulando os conteúdos, objetivos, metodologias e avaliação, identificando limites e possibilidades de transformação Social.
     Para que o ensino seja significativo o serviço pedagógico deve estar organizado no sentido de coordenar, orientar e assessorar a comunidade escolar fazendo com que os membros educativos tenham uma melhor compreensão e reflexão crítica do mundo, se apropriando do saber elaborado cientificamente contribuindo para a formação da cidadania.
     Portanto, para promover o desenvolvimento organizacional da escola requer competência técnico político pedagógica pautada na ação coletiva com habilidades para tomar decisões imediatas, objetivando melhorias na qualidade do ensino, capacidade de programar, realizar e dinamizar a ação pedagógica com maior compreensão, através da conscientização ação – reflexão – ação.
     O trabalho do Professor Pedagogo consiste na somatória de esforços e ações desencadeadas no sentido de promover a melhoria do processo ensino-aprendizagem, voltando-se constantemente ao professor, oferecendo assistência ao mesmo, coordenando suas ações, visando um maior desempenho do trabalho pedagógico e no Plano de Trabalho Docente, exercendo o papel articulador dentro da escola.
     Para a efetivação das ações pedagógicas são organizadas continuamente atividades que envolvem toda a comunidade escolar.
     Propõe-se como práticas de ação para o ano de 2017 

• organização da tabela de distribuição de aulas; 
• organização das atividades pedagógicas (planejamento curricular anual, Plano de Trabalho Docente); 
• organização da grade horária de trabalho dos docentes; 
• organização para debates sobre o Projeto Político Pedagógico, Proposta Pedagógica, Filosofia da Escola e Regimento Escolar, tendo em vista facilitar a organização dos trabalhos pedagógicos e administrativos no decorrer do ano letivo; 
• participar das Jornadas Pedagógicas, oportunizadas pela SEED; 
• organizar reuniões do projeto de capacitação interno “Hora de Estudo”; 
• organização para reflexão coletiva com direção, equipe pedagógica professores e funcionários a fim de organizar as normas gerais da escola de acordo com o Regimento escolar e PPP; 
• assessorar, coordenar e acompanhar os projetos anuais da escola com a finalidade de solucionar problemas; 
•  avaliar e organizar o processo curricular contemplando a proposta pedagógica do estabelecimento; 
• organizar os conselhos de classe e as reuniões pedagógicas objetivando estudos, análises da prática pedagógica docente e a construção de uma proposta para a melhoria dos trabalhos escolares, possibilitando novas ações transformadoras.

     É ação da equipe pedagógica: 
• assistir o professor de forma individual, possibilitando avanços na sua prática pedagógica; 
• acompanhar o aluno que apresenta problemas de relacionamento e dificuldade de aprendizagem, procurando identificá-las e tentando saná-las; 
• coordenar e preparar reuniões com os pais para facilitar a compreensão da sua importância e participação na vida escolar dos filhos. 
    
     O aluno é um ser dotado e situado e “é na ação que ele se constrói e constrói seu conhecimento”, assim deve o aluno ser o foco central do trabalho da equipe pedagógica para o qual faz-se-necessário conhecê-lo em plenitude através da investigação do seu contexto sócio-cultural e econômico, através do trabalho do Pedagogo, em ação integrada mobilizando funcionários, professores, família, alunos e comunidade para compreensão coletiva da realidade, na qual está inserido, com o objetivo de tornar possível a ação consistente da escola.
     Desta forma o trabalho do Pedagogo consiste em: 
• levar ao conhecimento da comunidade escolar a filosofia institucional, através da análise e propondo mudanças tendo em vista os objetivos educacionais; 
• assessorar na organização e distribuição de aulas; 
• organizar o horário das aulas semanais; 
• apresentar o regimento escolar tendo em vista contribuir com a organização do trabalho pedagógico; 
• analisar os indicadores de aproveitamento escolar, evasão, repetência, identificando-os com vistas a minimizá-los e eliminá-los; 
• desenvolver relações humanas cooperativas, tendo em vista a formação de espírito de equipe na escola; 
• organizar e favorecer o trabalho docente contribuindo para análise, discussão e decisões conjuntas; 
• favorecer e atribuir atitudes de liderança contribuindo para a prática de decisões conjuntas; 
• acompanhar o aluno no processo ensino-aprendizagem, visando ao seu relacionamento com a realidade social e profissional; 
• participar na elaboração do currículo pleno do Estabelecimento; 
• participar do processo de avaliação e recuperação dos alunos; 
• oportunizar ao aluno o conhecimento das diferentes profissões e o mundo no trabalho; 
• acompanhamento aos Grupos de Estudo - Sábados 
• acompanhar o aluno em suas dificuldades, encaminhando-o a outros especialistas, sempre que se fizer necessário; 
• favorecer o processo de integração Escola-Família-Comunidade; 
• acompanhar com apoio da família, os alunos que apresentem problemas disciplinares e sempre que se fizer necessário; 
• contribuir com informações, sempre que solicitadas e necessárias, aos especialistas que acompanham alunos; 
• coordenar, juntamente com a Direção, os Conselhos de Classe; 
• realizar reuniões de pais juntamente com a Direção e o Equipe de Professores, proporcionando meios de integração entre a família e escola, visando o aproveitamento no processo ensino-aprendizagem, auxiliando os pais na reflexão de sua função nas atividades de acompanhamento contínuo dos filhos; 
• discutir e organizar ações para alunos que encontram dificuldades de aprendizagem; 
• acompanhar os professores na análise e escolha do livro didático; 
• realizar diagnóstico da comunidade escolar; 
• estudar, divulgar referencial bibliográfico atualizado; 
• organizar turmas; 
• participar e mobilizar Conselho Escolar, APMF, Grêmio Estudantil; Avaliação Institucional, Conselho de Classe; 
• atender professores, alunos e pais; 
• acompanhar os professores na organização e planejamento dos projetos de recuperação de estudos; 
• acompanhar os professores, através da organização da hora atividade, as práticas de estudos, planejamento e reflexão do processo ensino – aprendizagem; 
• planejar e organizar atividades culturais, mostras de trabalhos escolares; 
• planejar e organizar, juntamente como os professores projetos da SEED e outros: Programa Saúde na Escola, Grêmio Estudantil;
• organizar projetos de intervenção na realidade da escola para melhoria do processo educativo; 
• assessorar o professor no planejamento levando em consideração os conteúdos e a transposição didática tendo em vista a superação de práticas repetitivas, possibilidades de mudanças a mediação teórico metodológica; 
• organizar meios de intervenção para trabalhar com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, identificados pelo conselho de classe; 
• acompanhar e assessorar os professores na relação de procedimentos de avaliação da aprendizagem adequando-os aos objetivos propostos. 
• acompanhar e assessorar os professores da Sala de Apoio, Sala de Recursos Multifuncional, Atividades Complementares em Contraturno, CELEM, entre outros. 






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